De que modo poderá a escola conduzir o aluno à
construção de competências favoráveis ao exercício da cidadania
responsável, baseada nos princípios democráticos?
A globalização, no rol das modificações que ocasionou, tem
criados novos conceitos de cidadania ampliando a noção de valores éticos
e democráticos. O exercício da democracia passou de um conceito
limitado para uma ação cotidiana e conhecida das grandes nações através
dos Estados democráticos e a livre escolha através do voto. Esta mesma
democracia passou a enxergar e lutar contra outras formas de exclusão.
Se antes lutava-se pelo direito de participação das mulheres e
afrodescendentes, hoje luta-se pelo direito de participação de múltiplos
grupos sociais: pessoas com necessidades especiais, moradores de áreas de
risco entre tantos outros. A cidadania está diretamente ligada à
participação democrática.
Neste cenário a escola aparece como um dos locais onde é
possível educar para a cidadania, tendo em vista, que o fortalecimento
democrático das várias instituições a serviço do Estado é essencial para
o exercício da cidadania dividindo, portanto, a responsabilidade
social da escola nesta missão. Educar para a cidadania pressupõe a
existência de uma sociedade democrática, sem a qual não há sentido
falar-se em educação para a cidadania.
Desta forma, no que diz respeito à educação, a construção das
competências necessárias ao exercício da cidadania baseada em princípios
democráticos passa necessariamente pela conscientização de direitos e
deveres bem como o aprendizado sistemático e programado de ações e
situações que propiciem e simulem a vida em sociedade. Para se criar
essas competências é necessário que em seu projeto educativo a escola
possa contemplar as seguintes estratégias:
* Transdisciplinaridade: Os temas transversais: ética, consciência
ambiental, inclusão entre outros devem ser integrados a todas as
disciplinas de forma a revelarem-se como conteúdos importantes e que
gerem reflexão e ligação do que se aprende em sala com o que se vive
fora da escola.
* Multidisciplinaridade: Além dos conteúdos já sedimentados como
integrantes do currículo comum a todos os níveis de ensino, faz-se
necessário incluir, no mesmo teor de importância, os novos conteúdos
necessários a criação de uma consciência cidadã, quais sejam: tolerância, convivência pacífica, direito de expressão entre outros.
* Complementação curricular: A sala de aula deve ser expandida. Outros
espaços devem ser criados no intuito de aumentar as experiências de
exercício da cidadania. Salas de debate, auditórios, quadras de
esportes, espaços de expressão artística devem compor os múltiplos
espaços onde se criem experiências de diferentes formas de expressão.
11/02/2013
Jorge Luiz.
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