Quais as reformas necessárias para que a educação na sociedade atual assuma com eficácia sua missão?
Apresento
este pequeno texto assumindo uma postura acrítica da função da escola
considerando-a como mecanismo de adequação social e perpetuação dos
valores vigentes na sociedade do Capital.
Para Durkeim a escola é uma instituição necessária
para perpetuar os valores construídos socialmente no intuito de garantir
a coesão e solidariedade social. Na percepção de Durkheim, "a
socialização é um processo de aprendizagem e a consciência coletiva
seria formada durante esse momento."
Se levarmos em conta que a missão da
escola é de fato corroborar com os valores vigentes na sociedade e, através do processo de aprendizagem, perpetuá-los gerando indivíduos
adaptados e capazes de manter a coesão social, então a escola tem
assumido sua missão com sucesso! Em que pontos a escola tem cumprido sua
missão?
1. A escola, em suas atuações na esfera pública e
privada tem exercido papéis distintos, mas que em sua gênese colaboram
para a manutenção do status quo. Para os que podem pagar pela
escola privada de qualidade há a quase garantia de ingresso nos cursos
de elite das universidades públicas ou nas privadas (Financiadadas com
recursos públicos) o que perpetua uma classe homogênea no poder e que possuem em si a assimilação dos valores burgueses. Para os oriundos
da escola pública, para aqueles que as condições desumanas de
sobrevivência não conseguirem excluir durante o processo escolar, há a
chance de ingresso em cursos de menor prestígio e remuneração (Ciências
humanas em particular as licenciaturas). As raras excessões servem tão
somente para apoiar a ideologia das capacidades individuais que superam
todas as circunstâncias adversas "se o Lula conseguiu você também
consegue..."
2. A educação é conteudista e prioriza o sucesso
cognitivo em detrimento do pensar reflexivo. O desmonte do movimento
estudantil universitário e a visão cartesiano-positivista nos saberes
produzidos excluem qualquer possibilidade de reflexão sobre as causas
das desigualdades sociais, o que mantem a falsa percepção de que esses
desajustes são culpa dos próprios desajustados.
Há ainda muitos outros pontos sobre os quais podemos
nos apoiar ao afirmar o sucesso da escola como instituição mantenedora
da ordem social. Se há reformas que amplifiquem a eficácia da escola
será a nível cognitivo. A revolução digital em curso apresenta-se como
importante elemento modificador da escola porém em termos de tratamento
do conhecimento. O mundo virtual e seus novos paradigmas de
territorialidade e presencialidade tendem a unir pensamentos
distanciando corpos. A multiplicação do conhecimento gera ao mesmo tempo
a banalização dos fatos já que não permite a reflexão destes devido a
velocidade e propagação de novas mensagens e informações.
A escola já está fazendo o que precisa fazer para
melhorar em sua função (Segundo Durkeim). A pública continua a excluir e
diplomar analfabetos funcionais (com raras e felizes exceções- graças a Deus) ao oferecer conhecimento a conta-gotas e a privada continua perpetuando a
divisão de classes desde as primeiras idades. Se melhorar talvez
estrague...
21/01/2013
Jorge Luiz
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