quinta-feira, 16 de abril de 2015

EAD

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - UMA BOA IDEIA
  
FONTE DA IMAGEM:portal.ead.ifrn.edu.br

   Ela veio para ficar e aqueles que ousam experimentar as inovações tecnológicas e que, para isso, estão despidos de preconceitos usufruem de suas facilidades e vantagens, contudo a metodologia EAD vem encontrando sucessos e obstáculos na atualidade.
  O sucesso de sua aplicabilidade deriva do fato de convivermos com abundância de recursos tecnológicos com relativa facilidades de acesso. Também contribui neste cenário a velocidade em que se produz conhecimento e sua consequente divulgação através de inúmeros meios de comunicação. A necessidade também é fator preponderante já que cada vez mais torna-se difícil o deslocamento e permanência em salas de aula nas universidades, principalmente para aqueles que já trabalham e possuem obrigações familiares.
   É necessário porém observar as desvantagens deste tipo de modalidade educacional. Ao considerar essas desvantagens será possível enxergar com mais clareza os possíveis entraves encontrados pelo caminho.
   Em primeiro lugar é possível perceber e até considerar comum o temor perante tudo que é novo, sendo portanto natural verificar um certo apego aos velhos paradigmas de referência em educação. É comum rejeitarmos o que é novo e considera-lo ineficiente face às velhas fórmulas de ensino sacralizadas pelo tradicionalismo. Vencer isso em si mesmo, e o que é mais difícil, nos outros, é a meu ver um grande desafio aos que optam pela profissionalização via EAD.
  Há ainda que se considerar as novidades que vem junto com esse tipo diferente de ensinar e de aprender. Professor e aluno vêem na EAD seus papéis sendo reconfigurados. Professores devem tornar-se mais parceiros e orientadores do que MESTRES. Alunos passam a perceber que é de sua quase total responsabilidade a apreensão do conhecimento; passam a perceber que só através de disciplina e planejamento poderão concluir com louvor e aproveitamento um curso em EAD.
   Cabe ainda salientar a necessidade de ambos assimilarem as capacidades e habilidades no uso produtivo e eficaz das TIC's no processo de construção de seu conhecimento e trabalho.

   Concluo afirmando a crença no sucesso deste tipo de modalidade de ensino, pois creio ser indispensável usufruir de todos os recursos e vantagens que a EAD pode oferecer. Quanto às desvantagens, acredito que, com exceção do que concerne à instituição (estrutura, recursos tecnológicos, acompanhamento...) cabe ao estudante buscar vencê-las através de planejamento e organização.

Jorge Luiz
18/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião:

Resistir, lutar.

Fonte da imagem: <https://www.facebook.com/suprema.maracanau/photos/a.1463506987194198.1073741828.1462061097338787/1954837454727813/?t...