Que preocupações deverão ter os professores para a abordagem da ética na sala de aula?
A abordagem dos conceitos éticos é uma
prerrogativa dos PCN's e deve ser colocada em ação a partir um projeto
político que contemple teoria e prática no sentido de criar nos alunos
comportamentos éticos vividos no cotidiano escolar. Acima de tudo esse
projeto posto em prática deve ser materializado unindo o que se "diz ao
que se faz".
Para se atingir esses objetivos os PCN's
indicam como viés de realização a prática da transversalidade na abordagem
dos conteúdos. Discussões e reflexões sobre orientação sexual, meio
ambiente, saúde, estudos econômicos e outros podem ser ótimos temas
geradores de questões éticas. Estas são ações que se concretizam em sala
de aula e que devem coadunar-se com um projeto político mais amplo.
É necessário ainda citar a importância do
conflito existente entre o anseio de criar uma reflexão ética na
escola e o fato da sociedade orientar-se por normas de
comportamento coercitivos e controladores em vez de orientar-se por
comportamentos éticos, sendo portanto difícil, não impossível, a
transformação ética da sociedade quando esta se orienta por normas
morais que barram qualquer desvio de comportamento temendo a disfunção
do corpo social. A ética pressupõe autonomia e nem a escola, nem a
sociedade estão abertas para admitir essas mudanças.
Ref: Parâmetros curriculares nacionais. Brasil, 1997.
28/01/2013
Jorge Luiz
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