REFLEXÕES SOBRE AS OITO COMPETÊNCIAS A SEREM ADQUIRIDAS PELO PROFESSOR
FONTE DA IMAGEM:
Philippe Perrenoud faz parte de um grupo de eminentes
teóricos que compõem a vanguarda de educação na sociedade do
conhecimento. Ao lado outros pensadores como Edgar Morin, Cesar Coll bem
como o resgate do filósofo Foulcaut e outros, configuram o que há de
mais moderno nas teorias educacionais que embasam os documentos oficiais
de algumas nações inclusive o Brasil. A obra de Perrenoud busca, no
âmbito da docência, ditar as habilidades e competências necessárias aos educadores que irão concretizar a formação para a sociedade do
conhecimento.
Um olhar atento sobre as oito competências listadas pelo
teórico nos revela que trata-se de uma qualificação comportamental,
ética e profissional que visa garantir que quem ensina deve ter
coerência com sua práxis enquanto sujeito e como professor. Estar ciente
de seus limites e necessidades deixa evidente a noção de renúncia do
papel de detentor do conhecimento para assumir uma postura de
colaboração com o discente priorizando o processo comunicativo em vez da
postura transmissora de saberes. As capacidades de trabalho em equipe e
gerenciamento de conflitos também corroboram para o principio de
coletividade e consciência planetária, aspectos tão valorizados na nova
sociabilidade pretendida.
As competências de Perrenoud ajudam a entender os objetivos
que a nova educação deve perseguir. São comportamentos, posturas que
nem de longe nos fazem lembrar a formação conteudista que se valorizava
na sociedade de capitalismo industrial. Um novo cidadão é exigido pelo
conjunto de demandas criadas pelo avanço tecnológico e pelo desmonte dos
paradigmas Tayloristas-fordistas da superada fase de produção
industrial do sistema. O novo cidadão deve ter maturidade para gerenciar
conflitos, absorver conhecimentos e continuar sempre aprendendo e para
tal missão urge a formação de um docente sintonizado com esse ideais.
Ref: Perrenoud, P. Dez novas competências para ensinar. Artmed, 2000.
28/01/2013
Jorge Luiz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opinião: