ROTEIRO COMENTADO DE ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA
PLANO DE AULA TV E VÍDEO
Professora: Jorge Luiz Pereira Pontes
Série:______ Turma: ______ Turno: Tarde Data: 25/12/2012
ÁREAS DO CONHECIMENTO:
Português – Linguagens e Códigos
CONTEÚDO/ASSUNTO:
Leitura e interpretação textual
OBJETIVOS:
- Propiciar o desenvolvimento da leitura fluente através das seguintes habilidades:
- Identificação de informações explicitas e implícitas.
- Distinção de fato e opinião
- Identificar marcas de registro formal e informal no texto- Propiciar composição de um resumo crítico do texto lido.
PROCEDIMENTOS (Introdução, desenvolvimento, fechamento)
Introdução:
- A introdução da aula será feita através de acolhida propondo reflexão do seguinte pensamento:
“Quem deseja tornar-se puro, deve estar sempre pronto para o sacrifício.”
Gandhi
- Possibilidades de reflexão: -O que significa tornar-se puro?
-O que é sacrifício?
-Qual a relação entre ser puro e sacrificar-se?
-É possível ser puro sem sacrifício? Por quê?
Desenvolvimento:- Após a problematização alguns indicadores serão mostrados no quadro que irão orientar o desenvolvimento do trabalho:
- O que há por trás do discurso?
- É possível passar uma mensagem implícita em um texto, como?
- O que é necessário fazer para captar todos os significados de uma mensagem?
- Os alunos terão contato com um vídeo curto mostrando a situação da expressão artística no Brasil em tempos de ditadura.
- Após o vídeo inicial os alunos terão contato com o vídeo disponível no seguinte link: http://letras.mus.br/chico-buarque/45121/, onde poderão ouvir a letra e vídeo da música: Cálice de Chico Buarque.
- Após esse momento os alunos serão confrontados com os seguintes questionamentos:
- O que vocês acharam da música?
- Ela parece uma música religiosa?
- A que evento religioso a música parece se referir?
- O que poderia haver de comum entre a letra da música e a situação da expressão artística no Brasil em tempos de ditadura?
- Como o autor usou a música para expressar sua crítica ao sistema político vigente?
- Você conseguiu notar isso no início ou construiu essa compreensão ao longo da reflexão?
Fechamento- Faremos o fechamento em dois momentos:
1º Estabeleceremos a conclusão com a compreensão
clara das intenções do autor no uso de referências intertextuais no
sentido de mistificar a verdadeira mensagem proposta.
2º Relacionaremos o tipo de código usado pelo
artista fazendo uma análise do momento histórico e como esses eventos
afetam as expressões artísticas de sua época.
- A atividade proposta será feita sob a construção de um texto (resumo crítico) feito individualmente contendo no mínimo dois parágrafos: O primeiro contendo um resumo da aula, descrevendo desde a acolhida até o fechamento. O segundo constará de uma reflexão a respeito da música estudada.
AVALIAÇÃO:
- A avaliação será feita de forma processual, verificando o grau de participação na aula, e através da leitura expositiva dos resumos. A avaliação será continuada em momento reservado para leitura e análise ortográfica e gramatical dos textos.
RECURSOS:
Tv ou retroprojetor, DVD ou datashow, caixa de som ou kit multimídia, cópias da letra disponível aos alunos.
REFERENCIAS:
Vídeo e música disponível em: http://letras.mus.br/chico-buarque/45121/Último acesso em 25/12/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opinião: