As influências do modelo neoliberal na educação
O neoliberalismo é um sistema de gestão governamental que
preconiza a intervenção mínima do Estado em áreas estratégicas
(Educação, finanças, acordos comerciais, etc) buscando com isso o
enxugamento das contas e preservando a autonomia do Mercado como crença
de que o mesmo tem o poder de atingir o equilíbrio na mesma medida em
que as forças em ação se auto-regulam. A mínima intervenção estatal
também se concretiza na flexibilização das relações trabalhistas e na
concepção da educação como mercadoria. Sobre este aspecto último se
destina esta breve reflexão.
As idéias de mercantilização do ensino como medidas de
concepção neoliberal não são novas. Remontam à década de 50 quando
Milton Friedman criou as primeiras políticas neoliberais
que muito se assemelham às políticas adotadas no Brasil (Financiamento
de cursos particulares, repasse de verbas condicionados ao desempenho da
escola referente a aprovações, bolsa escola e diversos outros
incentivos). Outro aspecto que não pode ser esquecido é a gestão do
processo educativo sob uma visão massivamente tecnicista onde se
priorizam resultados em detrimento da qualidade desses resultados o que
gera excelentes números de aprovação, contudo péssimos índices de
inabilidade comprovados nos testes externos de habilidade leitora e
raciocínio lógico-matemático.
No Brasil, principalmente no atual governo,
o neoliberalismo revestiu-se de características peculiares que se
mostram através das ações governamentais ora centralizadoras, ora
liberais. Seguindo a postura da maioria dos países latino americanos, o
país, ou melhor, o atual governo, mistura protecionismo comercial
com altas taxas de juros atraindo capital estrangeiro, criando alta
dependência e fragilidade econômica. O Brasil Consegue manter-se
caracteristicamente neoliberal mantendo ações de cunho social-democrata
objetivando criar uma espécie de Welfare-state fundamentado em puro
assistencialismo e populismo ineficaz para a nação, pois não produz
mudança na mentalidade das pessoas visto não estar associado a um
política educacional eficiente e criadora de uma mentalidade capaz de
garantir sua empregabilidade e decidir os rumos de sua vida deixando
portanto de precisar dos recursos advindos do Estado.
Jorge Luiz
21/03/2013
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