AVALIAÇÃO - MODALIDADES
É relevante manter sempre alerta o fato de que toda avaliação deve
estar alinhada aos objetivos gerais propostos no planejamento, aliás uma
boa avaliação é dependente de um bom planejamento. Parece fácil pensar
assim, mas como a avaliação tende a ser tradicionalmente (e
erroneamente) entendida como uma fase final do processo
ensino-aprendizagem, haverá o risco de esquecer o que se fixou como meta no
início do trabalho e avaliar apenas parte do desempenho do aluno,
deixando de lado fatores cognitivos que precisam ser trabalhados. A
avaliação deve ser realizada de forma continua, verificando avanços e
dificuldades diárias que ocorrem com o aluno. O módulo apresenta três
tipos de avaliação que tornam possível aplicar a avaliação processual.
Abaixo segue pequeno resumo e comentários sobre os mesmos:
* Avaliação diagnóstica: Sondagem inicial das habilidades dos alunos.
Sempre realizo este tipo de diagnóstico em minha prática. Como trabalho
língua materna no quarto ano de escola pública, ocasionalmente recebo
alunos em estágios iniciais de alfabetização. Falha que não deveria
ocorrer pois a alfabetização (esta entendida apenas enquanto leitura
decodificadora com inicial compreensão e escrita em nível alfabético)
deve estar concluída até o terceiro ano. Já acostumado com essas
ocorrências realizo com os alunos o teste de Emília Ferreiro. Se não
fizer isso o trabalho desorganiza-se em todos os outros aspectos do
ensino. Podemos afirmar que a avaliação diagnóstica é diretamente relacionada ao comportamento de ordem cognitiva, sócio emocional e
psicomotora do estudante. é necessário portanto estabelecer uma conversa inicial com os
alunos sobre o que gostam de fazer, como vivem e não apenas direcionar esta primeira etapa avaliativa apenas para aspectos cognitivos.
* Avaliação formativa: Avaliação que
melhor concretiza o ato de avaliar o aluno durante o processo. Trata-se
de avaliar constantemente, dia a dia e a partir dessas análises corrigir
erros, reforçar aprendizagens e estabelecer avanços com mais precisão.
As formativas podem ser realizadas com mini-provas, questões
dissertativas, debates e uma ampla gama de métodos que permitirão ao
professor obter um retrato mais claro do desempenho de seus alunos, além
do fato de não sobrecarregar a avaliação final.
* Avaliação somativa: Última avaliação de uma etapa definida pelo professor ou pelo cronograma escolar. Segundo o módulo deve ser realizada com instrumento de medição mais preciso como uma prova objetiva. Acredito ser viável sondar o máximo de conhecimentos possíveis, sem contudo atribuir-lhe o maior peso na montagem da nota, já que compreendo como mais longa e variada a avaliação formativa, pois pode ser aplicada durante todo período considerado para aquisição de conhecimentos específicos. A somativa inevitavelmente traz consigo fatores negativos que acabam por reduzir a qualidade do desempenho do aluno como estresse ou esquecimento momentâneo do que se estudou, o famoso "brancão". Ainda assim sua importância não pode ser diminuída pois constitui-se num fechamento de ciclo necessário para verificar a capacidade de avanço do aluno para outros níveis mais avançados de aprendizagem.
Os modelos de provas também constituem aspecto importante tratado
no módulo. As provas objetivas e subjetivas constituem mecanismos de
sondagem específicos para cada avaliação. Segundo o módulo, as provas
objetivas melhor destinam-se às turmas numerosas e as subjetivas às
turmas menores numericamente. Em minha opinião acredito que é viável
realizar a sondagem inicial com uma prova subjetiva, independente do
número de alunos. Nessa prática, com a solicitação de um pequeno texto,
quem sabe sobre aspectos de sua vida pessoal, o professor possa obter do
aluno o conhecimento cognitivo e sua vivência fora da escola. Acho que a
avaliação somativa pode ser uma mistura das duas metodologias com
questões objetivas em sua maioria e uma questão final subjetiva. As
formativas devem ser rápidas pois encontram-se no meio do processo, para
estas acredito que a melhor forma seja com as provas objetivas.
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