sexta-feira, 1 de maio de 2015

DEFINIÇÕES DE GRAMÁTICA

Classificações gramaticais segundo Possenti (2002). 

FONTE DA IMAGEM: leituraunivesp.wordpress.com


   As definições de gramática de acordo com Possenti são:

          * Gramática normativa: Gramática socialmente reconhecida e definida como o domínio da norma culta ou dialeto  padrão da língua portuguesa. É a concepção de língua mais presente nos livros didáticos. É prescritiva e descontextualizada. Baseia-se no ensino a partir de regras que ao serem desconsideradas configuram o erro gramatical. Por ser uma variação linguística presente nas classes dominantes torna-se um mecanismo de exclusão social. A gramática normativa materializa o que deve ser seguido no uso da língua.

            * Gramática descritiva: Gramática mais adequada para gerar nos alunos as habilidades de uso da língua em diversos contextos e de domínio dos vários gêneros textuais. Não concebe o erro da mesma forma que na gramática normativa, pois considera que as variações não podem referenciar-se em um modelo estático e descontextualizado, mas em fatores geográficos, sociais ou ainda de gênero. Para a gramática descritiva o erro deve ser considerado dentro da própria variação, pois é no interior da mesma que as regras são geradas de acordo com o uso que se faz da língua.  Para esse tipo de gramática o que importa é a adequação à situação comunicativa. O importante é o uso linguístico suscitado pelo contexto.

                * Gramática internalizada: O conceito de gramática internalizada claramente se identifica com o conceito de Chomsky e sua teoria quanto à gramática gerativa. A gramática internalizada constitui-se em habilidades inatas que nos tornam capazes de assimilar conceitos linguísticos gerando em nós a habilidade de comunicar-se eficazmente quando em contato com uma comunidade assimilando os parâmetros de funcionamento e construções sintático-semânticas de um meio  social. Configura aquilo que o falante domina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião:

Resistir, lutar.

Fonte da imagem: <https://www.facebook.com/suprema.maracanau/photos/a.1463506987194198.1073741828.1462061097338787/1954837454727813/?t...