sexta-feira, 1 de maio de 2015

DEFINIÇÕES EM LINGUÍSTICA

LINGUÍSTICA - TERMOS DEFINIDOS
FONTE DA IMAGEM: es.slideshare.net

1-Quando e quem publicou o livro “Curso de linguística geral”?

Charles Bally e Albert Sechehaye publicaram o livro “Curso de linguística geral” em 1916. A obra é baseada nas anotações feitas durante os cursos de linguística ministrados por Saussure.

2-O que é semiologia?

         A semiologia é a ciência que estuda os signos. Também denominada de Semiótica por Charles Pierce.

3-Como é possível caracterizar o signo?

         O signo pode ser retratado como uma moeda. Em um lado carrega o significante, imagem acústica da ideia e de outro o significado, a ideia ou conceito.

4-O que é o significante e o significado?

         Significante é a imagem acústica ou psíquica da palavra. Significado é o conceito propriamente dito ao qual se refere o significante.

5-Quais são as dicotomias de Saussure?

         As dicotomias de Saussure são quatro: Língua e fala; sintagma e paradigma; sincronia; diacronia e significado e significante.

6-Explique a dicotomia diacronia x sincronia.

         A diacronia é o estudo das mudanças históricas sofridas pela língua. Constitui o eixo das sucessividades. A sincronia é o estudo da língua num dado momento do tempo. Busca conhecer as relações entre os signos de forma sincrônica. Trata-se de uma pesquisa descritiva que busca conhecer o funcionamento da língua. Constitui o eixo das simultaneidades.

7- Por que Saussure compara a língua ao exemplo do jogo de xadrez?

         Por que em um jogo de xadrez cada peça possui um valor relativo. Cada peça possui seu valor a partir da posição que ocupa no tabuleiro. Da mesma forma, na língua, cada signo só possui seu valor a partir da oposição aos demais elementos. Este conceito nos leva a outros dois conceitos: Linearidade e arbitrariedade.

8- O que significa a linearidade e arbitrariedade do signo?

         A linearidade constitui uma regra a qual a compreensão linguística está intimamente atrelada. A linearidade pressupõe que os signos devem ser enunciados de forma linear nos seus diversos níveis (Fonêmicos,  morfêmicos e sintáticos). Se tal principio não for obedecido a comunicação será prejudicada.
         A arbitrariedade é o conceito que explica o fato de não haver uma relação de similaridade entre significado e significante na maioria dos signos da linguagem.

9- Como o vídeo explica o princípio de valor?

         O principio do valor refere-se à posição e função ocupadas por cada signo dentro da língua. É essa função e posição que dão ao signo seu valor. Esse princípio nos leva a compreender que o valor de um signo é relacional, ou seja, seu valor não lhe é intrínseco, mas condicionado à relação que o mesmo possui com os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião:

Resistir, lutar.

Fonte da imagem: <https://www.facebook.com/suprema.maracanau/photos/a.1463506987194198.1073741828.1462061097338787/1954837454727813/?t...