DOMÍNIO GRAMATICAL
Neste texto direcionamos nosso olhar para os estudos sobre as melhores metodologias
para o ensino da gramática. Aqui procurei trazer breves e importantes esclarecimentos
sobre a necessidade de se ensinar a gramática em salas de aula, porém
sempre buscando iniciar as atividades em situações contextualizadas
através dos textos. Uma reflexão pertinente que trago aqui se
refere às questões: Que gramática ensinar e como ensinar? Este texto
pretende resumir minhas inferências e compreensões da proposta didática direcionada ao estudo da gramática em sala de aula.
O domínio gramatical constitui uma das competências comunicativas ao
lado da competência sociolinguística e estratégica. É imperativo à
escola assumir seu papel de agente propiciador do domínio da gramática
já que essa constitui a estrutura funcional básica da língua e mesmo diante
das muitas variações às quais está sujeita a língua portuguesa, não se
permite flexões que possam comprometer a comunicação. O ensino da gramática deve pautar-se pela relevância, funcionalidade,
contextualização e outros aspectos que em sua raiz suscitem o interesse e
utilidade da gramática para uso da língua evitando portanto o ensino da gramática pela gramática.
Para concretizar essa propostas, sugiro atividades que em comum reúnam os seguintes aspectos:
* Trabalho a partir do texto. O texto será sempre o eixo significante a partir do qual se extraem as reflexões a respeito do que se quer ensinar e aprender em gramática.
* Discussão de aspectos gramaticais priorizando a demonstração de sua utilidade para compreensão do texto. A gramática deve servir à compreensão do texto e nunca o contrário.
* Abordagem de classificação e funções sintáticas sem uso de
nomenclaturas, reservando esta abordagem para níveis mais maduros.
Podemos inferir portanto que a escola não pode prescindir do ensino
gramatical, mas que deve pautar sua prática docente priorizando o uso
da língua em detrimento de um ensino tradicional, prescritivo e
descontextualizado.
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