sexta-feira, 1 de maio de 2015

REFLEXÕES DOCENTES

REFLEXÕES EM LINGUÍSTICA

FONTE DA IMAGEM: www.futuroquotidiano.com

O que é pragmática e qual seu objeto de estudo?

   A pragmática é o ramo da Linguística que considera em seus estudos o uso da língua nos contextos em que ocorre. Seu objeto de estudo portanto é a língua em ação, ou seja, a língua em uso nos contextos comunicacionais. Pode-se acrescentar ainda que a pragmática estuda a língua não como sistema autônomo, mas através de seu funcionamento em situações reais de uso.


Qual a relação entre a Psicolinguística e os estudos de Vigotsky?

    Em seus estudos Vigotsky atribuiu especial atenção a aquisição da linguagem como elemento capaz de influenciar até mesmo o desenvolvimento  da inteligência. A teoria dos conceitos, que tem por base a linguagem, constitui instrumento através do qual a criança vai assimilando o mundo que a cerca. Pela palavra a criança nomeia o mundo  ampliando sua capacidade de compreensão. A psicolinguística apoia-se nesta importância que Vigotsky dá à linguagem pois detém especial atenção aos processos pelos quais os falantes atribuem significação ao seu enunciado, às associações de palavras e criação de habilidades verbais, aos processos gerais de comunicação e à aquisição da linguagem.
   O ponto que une a psicolinguística à teoria de Vigotsky é o interesse que se encontra em ambos pela aquisição da linguagem e como esta relação interfere em seu desenvolvimento psicossocial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião:

Resistir, lutar.

Fonte da imagem: <https://www.facebook.com/suprema.maracanau/photos/a.1463506987194198.1073741828.1462061097338787/1954837454727813/?t...